mercredi 30 mars 2011

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE PLE PARA FALANTES DE ESPANHOL – ANO II

Tema: Formação Intercultural do Professor de PLE
Sede: Universidad del Museo Social Argentino (UMSA)
Inscrições a partir do 1º de Abril .:.- Vagas limitadas -

1. INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
* Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Brasil - Casa do Brasil/Argentina
2. COORDENAÇÃO GERAL
* Edleise Mendes (UFBA)
* Fabricio Müller ( Casa do Brasil )
* Luiz Carlos Folster ( Casa do Brasil )
3. PERÍODO
* Abril a dezembro de 2011
4. MODELO
* Presencial / Orientações das atividades on-line
5. CARGA HORÁRIA
* 152 horas
o 09 Módulos de 13 horas/aula, distribuídos de abril a dezembro de 2011 (117 horas)
o 35 horas de tutoria (acompanhamento de atividades e orientações on-line via e-mail e chat (03 horas por Módulo e 08 horas trabalho final).

(...)

6. OBJETIVOS
6.1 Geral
Promover a atualização de professores de PLE, em formação e em serviço, a partir das discussões e abordagens pedagógicas contemporâneas para o ensino de línguas.
6.2 Específicos

* Refletir sobre a área de atuação de PLE em contexto de línguas próximas – relação português/espanhol;
* Conhecer a importância da língua portuguesa no mundo contemporâneo, especificamente a variante brasileira como língua de cultura;
* Compreender as características do ensino de português a falantes de outras línguas, notadamente no que diz respeito ao planejamento de cursos e à seleção e elaboração de materiais didáticos;
* Proporcionar experimentações a partir da elaboração de planejamentos de cursos e elaboração de materiais didáticos para o ensino de PLE;
* Promover análises e debates sobre pesquisas e trabalhos desenvolvidos na área, os quais trazem novas contribuições para um ensino mais eficaz e relevante;
* Explorar variados conteúdos e aspectos relativos à cultura brasileira e sua interface com o ensino de PLE;
* Abordar diferentes temas que envolvem o ensino de línguas estrangeiras: a gramática na sala de aula; o ensino de leitura e produção de textos em LE; o desenvolvimento da competência oral (compreensão e produção) etc.;
* Refletir e exercitar experiências de uso das novas tecnologias para o ensino de PLE;
* Trabalhar estratégias para o desenvolvimento de competências do professor de PLE na contemporaneidade.

>>>>>>>>>>>>>



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire