Chamada para Comunicações
As recentes orientações para o ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM), para o 2.º e 3.º Ciclos, vieram propor alterações significativas às condições de ensino de português aos alunos cuja língua materna não é a portuguesa (Ofício-Circular/DGIDC/2011/GD/7). O PLNM adquire uma visibilidade curricular que não tinha anteriormente e o professor de PLNM passa a ter maior responsabilidade na gestão desta nova disciplina. Além do ensino da língua, deve também contribuir para o sucesso escolar dos alunos através de um diálogo constante com os colegas das várias disciplinas e através de 45 minutos semanais dedicados à língua como meio para aprender os conteúdos escolares.
O Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) vem trabalhando nesta perspetiva com três agrupamentos de escolas desde 2009. No âmbito do projeto Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa, temos vindo a trabalhar na Criação e aplicação de estratégias e materiais conducentes ao sucesso educativo dos alunos de PLNM. Gostaríamos de partilhar e confrontar as nossas propostas com outras experiências neste domínio. Considerámos que seria oportuno e útil encontrar um espaço e um tempo de partilha, análise e discussão de diferentes práticas de ensino de PLNM que permitissem divulgar estratégias de sucesso e materiais inovadores.
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