vendredi 4 février 2011

Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado

Recomendações do Língua portuguesa e culturas lusófonas num universo globalizado (Lisboa, 25/26 de Outubro de 2010)

No quadro da comemoração do centenário da proclamação da República Portuguesa e passado mais de meio milénio do começo da expansão de Portugal no Mundo, o que provocou a irradiação da língua e da cultura portuguesas através dos diferentes continentes, deve-se examinar o seu lugar e a sua presença num mundo onde a mundialização representa ao mesmo tempo um trunfo e um desafio.

Língua de cerca de 250 milhões de pessoas, língua oficial de oito Estados (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste) e de cerca de 20 organizações intergovernamentais, ela é ensinada em 190 estabelecimentos da África, da Europa, da América, da Oceania e da Ásia.

No entanto, a presença real do português mantém-se fraca em muitos domínios: ciberespaço, negociações internacionais, comércio, ciências, etc., e principalmente nas agências das Nações Unidas.

Perante esta situação, a União Latina, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, organizou este encontro internacional, que serviu de fórum de discussões e de reflexão sobre o lugar da língua portuguesa. O colóquio realizou-se sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República e de Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia da República e recebeu o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Fundação Luso-Americana.

As discussões foram articuladas em torno de temas como “A língua portuguesa no mundo”, “Diáspora e imigração”, “Valor económico da língua portuguesa“ e “Ciberespaço lusófono como forma de difusão e de divulgação da língua“.

No seu discurso de encerramento, Sua Excelência o Senhor Embaixador José Luís Dicenta, Secretário-Geral da União Latina, apresentou as principais recomendações expressas pelos participantes do encontro.

Recomendações



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire