mercredi 11 mai 2011

Ottawa: celebrado Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

As embaixadas de Angola, Portugal e Brasil acreditadas no Canadá, em parceria com a secção da Língua Portuguesa da Universidade de Ottawa, comemoraram nesta segunda-feira, na capital canadiana, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

Durante o evento foram lidos poemas e contos de autores lusófonos, bem como se apresentou alguns documentários retratando aspectos culturais, linguísticos, turísticos e económicos dos países promotores.

Ao intervir no acto, a encarregada de Negócios a.i. da Missão Diplomática angolana no Canadá, Sofia Pegado da Silva, salientou que o valor veicular da língua portuguesa tem um potencial considerável devido ao facto de os países africanos de expressão portuguesa assumirem uma relevância no mercado de recursos naturais e ao forte crescimento populacional do Brasil.

Salientou que o carácter multicultural e multi-continental desta língua lhe confere argumentos para que seja considerada uma das principais línguas de comunicação, desempenhando um importante papel na intermediação das relações entre o Oriente e alguns países africanos em rápido processo de desenvolvimento, bem como com o Brasil.

Para o embaixador do Brasil, Piragibe dos Santos Tarrago, a língua portuguesa está na génese da CPLP, dai esta organização ter um papel relevante na consolidação e difusão da "nossa língua comum".

O diplomata brasileiro fez um breve historial da criação da CPLP, cujo embrião partiu do encontro, em 1989, dos Chefes de Estado e de Governo de Língua Portuguesa, com a formação do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que criou as condições para a constituição da Comunidade Lusófona.

Piragibe dos Santos referiu-se à harmonização da "língua de Camões", através do Acordo Ortográfico assinado em 2010, que possibilitará, na sua óptica, uma maior divulgação da Língua Portuguesa, bem como promover as expressões artísticas e culturais dos membros dessa comunidade.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire