mercredi 15 juin 2011

Nova realidade mundial abre novos espaços para as línguas latinas

Os responsáveis dos países dos espaços linguísticos português, espanhol e francês devem fortalecer a difusão das línguas na nova realidade mundial, vinculando-as, especialmente, às questões económicas, afirmou hoje o secretário-geral Ibero-americano, Enrique Iglesias.

Madrid, 10 jun (Lusa) -- "A língua tem um conteúdo virtual e de comunicação, mas também tem um conteúdo económico muito importante", afirmou em Madrid, num encontro de responsáveis dos três espaços linguísticos em Madrid.

O português, o espanhol e o francês "são cada vez mais internacionais, mais consolidados nas novas formas de comunicação" e isso tem de ser reconhecido "na nova realidade global onde a língua joga um papel central".

A importância das línguas é especialmente evidente, disse, no caso dos países emergentes, que "representam 50 por cento da população mundial e dois terços do crescimento económico mundial".

Enrique Iglesias saudou a importância da colaboração entre os responsáveis dos três espaços linguísticos, que considerou que se deve aprofundar, conseguindo assim responder aos desafios que atualmente existem.

"As nossas três línguas têm um papel fundamental no mundo de hoje e terão ainda mais no futuro. O nosso desafio central é, por isso, continuar a defender e a promovê-las, fortalecendo a interação entre elas", afirmou.

"E temos de o fazer, tanto para a defesa destas línguas como para garantir uma maior participação na economia mundial", afirmou.

>>>>>>>>>>>>

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire