mercredi 22 juin 2011

As línguas neolatinas e a internacionalização da língua portuguesa

Edição Conjunta da ADSP e do Instituto Diplomático

O Instituto Diplomático publicou em 2010 as actas do Colóquio sobre a internacionalização da língua portuguesa que foi organizado pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses no Auditório do Edifício Novo da Assembleia da República, a 16 de Junho de 2009.

Este encontro reuniu personalidades du mundo lusófono que contribuiram para uma reflexão sobre o papel do idioma português em torno das temáticas seguintes : “O português nas Organizações Internacionais”, “Ensino do português fora dos países de língua oficial portuguesa”, “A língua portuguesa como factor de competitividade”, “Ensino do português a comunidades expatriadas”, “Português como língua de cultura” e “O idioma e a imagem – Utilização internacional do português”.

É referida a importância do multilateralismo nas acções, mas também a necessidade de um continuado apoio ao idioma no exterior, a necessidade de incentivar a tradução e a divulgação de obras escritas por escritores de língua portuguesa, e importância da disseminação da língua portuguesa como factor de competitividade.

Autor: COLÓQUIO INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA, Lisboa, 2009

Título: A internacionalização da língua portuguesa / [Colóquio] ; coord. ed. e transcrição Filipa Cornélio da Silva

Publicação :[Lisboa]: Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses: Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Colecção: Seminários, conferências e colóquios

ISBN: ISBN 978-989-8140-11-1

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire